O cantor e compositor baiano Caetano Veloso será homenageado com a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A proposta, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), foi aprovada em discussão única no plenário, nesta quinta-feira (28).
A medida, no entanto, foi rejeitada por deputados do PL. Alexandre Knoploch, Thiago Gagliasso e Douglas Gomes votaram contra a proposta.
O argumento foi apresentado por Gagliasso, que mencionou a polêmica envolvendo o relacionamento de Caetano Veloso com Paula Lavigne, questionando a diferença de idade quando começaram a se relacionar em 1988 — ela tinha 13 anos e ele, 44.
Sobre Caetano Veloso
Considerado um dos maiores nomes da música brasileira, Caetano é pioneiro do movimento Tropicalista, que revolucionou a MPB ao mesclar tradição e vanguarda. Ao longo de sua carreira, lançou mais de 50 discos, com sucessos como “Alegria, Alegria”, “Tropicália”, “O Leãozinho” e “Você é Linda”.
A deputada Dani Balbi destacou a importância de Caetano para a cultura brasileira.
“Sua contribuição vai além da música, incluindo atuações na literatura, no cinema e na defesa de causas sociais e ambientais, o que reforça a relevância do reconhecimento concedido pelo Parlamento fluminense”, argumentou a parlamentar.
A maior honraria deveria ser dado a bombeiro,policial, enfermagem e outros que prestam serviços relevantes, apesar dele ter contribuir com a cultura do país , teria que dar outro tipo de homenagem ao cantor , Tiradentes foi um mártir da inconfidência mineira,não tem nada haver com musicalidade.
Qual a importância de Caetano Veloso pra essa homenagem? Ah tá. Partido comunista. Só podia ser
Um absurdo. Tantas pessoas mais merecedoras dessa honraria….Só podia ser iniciativa do Partido Comunista…tudo haver com Caetano, que antes se dizia “protetor da Amazônia” , e agora com desmatamento e queimadas batendo recorde, fica em silêncio, conivente com nosso desgoverno. A Lei Rouannet financia esse apoio da classe artística à esse desgoverno.