ATUALIZAÇÃO às 21h20, com nota do Proderj
A Secretaria de Transformação Digital e o Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj) publicaram, no Diário Oficial do dia 23 de dezembro, a homologação e a adjudicação do resultado de uma licitação por pregão eletrônico, para registro de preços, com o objetivo de comprar “solução hiperconvergente baseada em appliance e hypervisor VMware”.
A aquisição incluiu hardware, software e demais componentes necessários; switches para interconexão e rack padrão 19 polegadas.
A vencedora foi a PPN Tecnologia e Informática Ltda, que levou o contrato por R$ 81,8 milhões.
O que diz o Proderj
A autarquia enviou nota com explicações sobre a licitação. Eis a íntegra:
“As atas de registro de preços não implicam em gasto automático nem exclusivo do Proderj. O valor global mencionado na matéria corresponde à soma estimada de um serviço que atenderá às demandas de diversas entidades do governo do estado, cujo valor é pago por cada órgão à medida que contrata os serviços. O modelo adotado, por meio de atas, centraliza a gestão, reduz custos e evita múltiplas licitações, não se tratando, portanto, de um contrato, como destacado na matéria.
O objeto visa atender à crescente demanda dos órgãos estaduais por modernização da infraestrutura de TI, proporcionando maior desempenho, escalabilidade e disponibilidade dos serviços, além de reduzir a complexidade operacional e os custos de manutenção. A iniciativa busca padronizar a infraestrutura, viabilizando novos serviços digitais, melhorando os tempos de resposta e otimizando o uso de recursos públicos”.
COM FÁBIO MARTINS


