O governador Cláudio Castro (PL) assinou, nesta quarta-feira (28), o contrato para a aquisição de um helicóptero blindado americano que será utilizado em ações da Polícia Militar no estado. A aeronave UH-60 Black Hawk foi comprada com investimento de mais de R$ 70 milhões e tem previsão de entrega em 180 dias.
De acordo com o governo estadual, o helicóptero bimotor tem capacidade para transportar até 15 pessoas — sendo 11 soldados totalmente equipados e quatro tripulantes — e pode atingir velocidade superior a 200 km/h. O modelo ficou famoso por ter sido utilizado em diversos conflitos internacionais, incluindo as guerras do Afeganistão e do Iraque.

‘Queremos um Rio fortalecido’
A assinatura do contrato ocorreu durante a cerimônia de formatura de 474 novos soldados da PM. O grupo integra o contingente de mil policiais já formados para atuação em batalhões. O evento foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.
“A formação desses policiais é a resposta que a sociedade merece. Queremos um Rio fortalecido, principalmente na área da segurança pública. No início da semana, foi dado o pontapé para que a Polícia Militar iniciasse seu processo de reestruturação, algo que não acontecia há mais de 50 anos”, afirmou o governador.

Castro também autorizou a convocação de mais dois mil candidatos para a PM
Esta é a terceira turma dos dois mil alunos aprovados no concurso de 2024. Posteriormente, o governador autorizou a convocação de mais dois mil candidatos, respeitando a ordem de classificação. Ao todo, quatro mil candidatos foram chamados para o Curso de Formação de Praças.
Atualmente, mil soldados já concluíram a formação, incluindo os 474 formandos desta quarta-feira. Outros 1.500 candidatos seguem em treinamento no CFAP, enquanto os 1.500 restantes serão incorporados de forma gradual ao longo de 2026 e 2027.

