Na cidade do Rio, enquanto grandes palácios cinematográficos foram substituídos por shoppings e outros empreendimentos, algumas salas de cinema de rua ainda resistem, preservando uma tradição cultural que já foi símbolo do município.
No dia 11 de dezembro, por exemplo, Laranjeiras celebrou a reabertura do CineCarioca José Wilker, fechado desde 2008. O espaço foi revitalizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e reaberto em uma cerimônia com a presença de Mariana Vielmond, filha de José Wilker, da produtora Lucy Barreto, dos atores Vera Fischer e Antônio Grassi, e do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.
O estudante de História, Pedro Henrique, de 21 anos, frequentador assíduo da Estação NET Rio, em Botafogo, ficou contente com a notícia. Ele acredita que os cinemas de rua oferecem algo que as grandes redes não conseguem.
“Há algo especial nos cinemas de rua. O tempo parece desacelerar. Além disso, a programação inclui filmes que não encontro em outros lugares, como produções independentes e clássicos restaurados”, explica Pedro.
Para ele, as salas de cinema são mais do que apenas locais de exibição.
“São espaços de encontro. Já fiz muitos amigos em debates e eventos temáticos aqui. É uma experiência completa, algo que os shoppings não oferecem”, destaca.
O Rio, que teve quase 200 cinemas de rua na década de 1960, hoje conta com apenas oito salas. O Cine Santa Teresa, revitalizado recentemente, e o Cine Odeon, na Cinelândia, ambos na Região Central, são exemplos de resistência em uma cidade que já foi considerada o epicentro do cinema nacional.
Para Pedro, manter esses espaços vivos é um compromisso coletivo.
“É importante frequentar e valorizar esses cinemas. Eles não são apenas locais de exibição, mas também de troca, aprendizado e preservação da nossa história”, conclui o jovem.
Salas de cinema do Rio
- Cine Santa Teresa – Santa Teresa
- Kinoplex Cine São Luiz – Catete
- Estação NET Rio – Botafogo e Gávea (duas unidades do mesmo grupo)
- Cine Odeon – Cinelândia
- Cinesystem Praia de Botafogo – Botafogo
- CineCarioca Méier – Méier
- CineCarioca José Wilker – Laranjeiras