O estudo Desafios da Gestão Municipal 2024, que avalia o desempenho dos 100 municípios mais populosos do Brasil em relação às políticas públicas nas áreas de saúde, educação, saneamento e segurança, divulgou que entre as 25 cidades com a pior avaliação no ranking, seis municípios são do estado do Rio de Janeiro. Dos quais, quatro estão concentrados apenas da Baixada Fluminense — e amargam as últimas posições. As informações são da Agência Brasil.
O ranking nacional compara os municípios a partir de indicadores como a taxa de mortalidade por habitante, a quantidade de crianças matriculadas nas escolas, o acesso a atendimento pré-natal, entre outros. Além de Campos dos Goytacazes (82ª) e São Gonçalo (92ª) também ocuparem baixas posições na lista, São João de Meriti (95ª), Nova Iguaçu (96ª), Belford Roxo (98ª) e Duque de Caxias (99ª) se consolidam como os municípios brasileiros com os maiores desafios a serem superados.
O estudo, em sua sexta edição, foi realizado pela consultoria Macroplan, com indicadores que compreendem o período entre 2010 e 2023. Criando um índice próprio, com critérios semelhantes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o recorte acompanhou a trajetória dos dados nas últimas cinco gestões municipais.