A forte chuva que atingiu o Rio, na noite desta quarta-feira (03), causou transtornos em vários pontos da cidade, com enchentes, paralisação de trens e até desabamento de teto de hospital. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), a chuva superior a 30 milímetros por hora fez o município ingressar no Estágio 3 de alerta.
Pouco tempo depois do início da chuva, por volta das 19h20, parte do teto da sala amarela do Hospital Pedro II, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, despencou. Os paciente foram levados para a sala vermelha e ninguém ficou ferido. O atendimento segue sendo realizado, mas, para evitar sobrecarga, ambulâncias estão sendo encaminhadas para o Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, até o início da manhã.
O bairro foi tão afetado que, segundo a Supervia, a circulação das composições foi interrompida entre as estações Benjamim do Monte e Santa Cruz. Os trens estão circulando somente entre as estações Central do Brasil e Campo Grande.
Segundo o Sistema Alerta Rio, a previsão é de céu nublado, pancadas isoladas de chuva moderada a forte, com raios. A quinta-feira (04) começa com previsão de pancadas isoladas de chuva na madrugada e a instabilidade deve permanecer a partir da tarde. Na sexta-feira (05), o céu ficará nublado a encoberto, com possibilidade de chuva moderada a qualquer hora. As temperaturas cairão.
O Estágio 3 é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.