Pé na estrada, e em ritmo de maratona. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), vestiu de novo a indumentária country e pegou a estrada na última sexta-feira (16), rumo ao Norte-Noroeste Fluminense. Em poucas horas, o alcaide e pré-candidato a governador passou por cinco municípios, em encontros com políticos, empresários e autoridades.
Em Santo Antônio de Pádua, ao lado do prefeito Paulinho da Refrigeração (MDB), Paes tomou o microfone das mãos do almejado aliado e foi sincero.
“Mentira. Não estou fazendo trabalho de visitar cidades do interior. Eu estou fazendo pré-campanha, por que quero os votos para governador e quero o apoio do Paulinho. Pronto, falei”, disse, bem-humorado.
Até então, todos os compromissos eram parte de uma agenda institucional.
Em São Fidélis, Paes participou de um café da manhã com empresários, comerciantes e produtores do município, a convite do vereador Rodrigo Santana (União Brasil). Diante dos convidados, o prefeito do Rio fez duras críticas ao governo estadual, mas sem citar o dono da caneta, Cláudio Castro (PL).
“A incapacidade da elite política que comanda o Estado do Rio de Janeiro hoje de se articular está fazendo com que a ferrovia que o governo federal lança agora sair primeiro com a conexão com o Espírito Santo. Nesse momento, dada a ausência de grandeza política, de capacidade de refletir sobre os problemas do estado, a gente está correndo o risco de perder isso”, disse.
Paes recebeu homenagens no interior
A primeira cidade do périplo, logo na sexta-feira, foi Quissamã — onde foi recebido pelo prefeito Marcelo Batista (PP) e a ex-prefeita Fátima Pacheco.
“Estamos aqui hoje recebendo o prefeito Eduardo Paes, esse gestor que mudou a cidade do Rio de Janeiro, para que a gente possa trocar informação e trazer um pouco dessa experiência para Quissamã”, disse Batista.
O prefeito do Rio passou por Cambuci, acompanhado do deputado federal Murillo Gouvea (União-RJ) e do presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD). Lá recebeu uma Moção de Aplausos concedida pela presidente da Câmara da cidade, Leila Velasco (PP).
Em Aperibé, foi recepcionado por vereadores e recebeu o título de cidadão aperibeense.

Em São Fidélis, a Câmara de Vereadores aprovou, de forma unânime, o título de cidadão fidelense a Eduardo Paes. O prefeito do Rio recebeu a homenagem e uma placa com seu nome.
Todas as cidades que fizeram parte do roteiro são consideradas bases de Cláudio Castro — onde, em 2022, o atual governador recebeu pelo menos 75% dos votos na disputa com Marcelo Freixo (PT).

