O governador Claudio Castro (PL) exonerou, “a pedido”, em edição extraordinária do Diário Oficial desta sexta-feira (31), o secretário de Estado da Fazenda, Leonardo Lobo Pires. No lugar dele, nomeou o cientista político Juliano Pasqual. A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim.
A confirmação da troca pegou os meios políticos de surpresa — embora houvesse rumores sobre a substituição, nem todo mundo apostava que a medida seria efetivada.
Leonardo Lobo, o agora ex-secretário de Fazenda, é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem mestrado em Administração pelo Fundação Getúlio Vargas. Servidor federal de carreira, é analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional.
Já Pasqual, o novo responsável pelo cofre, tem graduação em Ciência Política e mestrado em Ciência Política, ambos pela Universidade de Brasília. A favor de suas novas funções, o fato de já ter atuado na equipe econômica do Distrito Federal (na gestão de Ibaneis Rocha, entre 2019 e 2020) e também foi chefe de gabinete na Secretaria do Trabalho de São Paulo (2013 a 2015, na era Alckmin).