Acontece nesta segunda-feira (17) o encontro entre o governador Cláudio Castro (PL) e prefeitos de diferentes municípios da Região Metropolitana para conversar sobre a “Operação Barricada Zero” — projeto do governo estadual para combater barreiras instaladas pelo crime organizado em comunidades no Rio.
O governo não divulgou uma lista oficial de prefeitos que vêm ao Palácio Guanabara para a apresentação do projeto, mas Castro adiantou alguns dos nomes que foram convidados na semana passada, durante entrevista com o jornal “O Globo”. São esperadas as visitas de Eduardo Paes (Rio – PSD), Rodrigo Neves (Niterói – PDT), Capitão Nelson (São Gonçalo – PL), Washington Quaquá (Maricá – PT), Marcelo Delaroli (Itaboraí – PL), Dudu Reina (Nova Iguaçu – PP) e Renato Cozzolino (Magé – PP).
Além deles, também é esperada a presença do prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil). O projeto apresentado por Castro se inspira em uma ação iniciada no município da Baixada Fluminense. Autoridades das forças de segurança do estado também estarão presentes para a conversa, que está marcada para acontecer às 10h.
“Barricada Zero” é anunciado menos de um mês após megaoperação
A apresentação da ação acontece menos de um mês após a operação policial mais letal da história do Rio. Segundo Castro, o objetivo do projeto contra barricadas seria dar continuidade às ações de combate ao domínio de facções criminosas nas favelas do estado. Ele prometeu ações policiais mais ostensivas em caso de retaliação às ações do “Barricada Zero”.
A operação é realizada pelas forças policiais, em parceria com secretarias estaduais de Meio Ambiente, Infraestrutura, Cidades e Agricultura.

