O carnaval de 2026 já tem a sua primeira treta.
Nem a Prefeitura do Rio, nem a Presidência da República, convidaram o governador Cláudio Castro (PL) a dar uma passadinha no camarote que abrigou o homenageado presidente Lula (PT) na primeira noite de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.
A turma do Palácio Guanabara considerou deselegante o não convite.
Castro passa direto por jornalistas e se ‘tranca’ no camarote
O desfile da Acadêmicos de Niterói e sua homenagem ao presidente Lula mexeram com a dinâmica da Marquês de Sapucaí.
Castro, que sempre dá uma entrevista coletiva na chegada ao camarote oficial do governo do estado, preferiu passar batido desta vez. Errado não estava.
Se fala bem do enredo da escola de Niterói, arruma encrenca com os bolsonaristas.
Se fala mal, pode ser considerado também deselegante. Afinal, o homem é o presidente da República.
Som nas alturas para ninguém ouvir o ‘Lula lá’
Para evitar a saia-justa, Castro foi aconselhado a só chegar para o desfile da segunda escola, a Imperatriz Leopoldinense. Mas desconsiderou o palpite. Disse que todos os anos pisa na Marquês de Sapucaí entre 20h30 e 21h, e que neste domingo não seria diferente.
E ficou entocado. Enquanto os componentes da Acadêmicos de Niterói cantavam a pleno pulmões o refrão que repetia o bordão “olê olê olá, Lulá Lulá”, no terceiro andar do setor 9 não se escutava um pio vindo da avenida.
O ritmo foi do piseiro ao funk melody — e no último volume. Embora seja proibido pelo regulamento dos camarotes, o som não foi desligado um só segundo ao longo de todo o desfile.
Bolsonaristas optaram pelo sofá e pelo ar condicionado de casa
Mas o domingo na Marquês de Sapucaí, definitivamente, não estava para a turma que apoia Jair Bolsonaro. Já percebendo o clima que se avizinhava, o povo mais à direita nem pisou no território sagrado do samba.
Bolsonaristas frequentadores assíduos da avenida, como o líder do governo na Assembleia Legislativa, Rodrigo Amorim (União), preferiram ficar no sofá e no ar condicionado de casa no primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial.

