O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Faperj), Jerson Lima da Silva, foi comunicado, na manhã desta quarta-feira (23), sobre a sua exoneração, avalizada pelo governador Cláudio Castro (PL). O ato, assinado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes, deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial ou nesta quinta-feira.
No lugar de Jerson, deve assumir o ex-secretário estadual de Educação, ex-deputado federal e candidato do PL derrotado à Prefeitura de Itaguaí Alexandre Valle.
Crise começou com denúncias na CPI da Transparência
A crise na Faperj começou em audiência da CPI da Transparência da Assembleia Legislativa do dia 12 de setembro, quando o subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, Edgar Leite Ferreira Neto, entrou no alvo do advogado e assessor do governador Cláudio Castro, Victor Travancas.
Travancas revelou que Edgar Leite, também conselheiro da Faperj, recebeu recursos da instituição em edital de Apoio às Academias Nacionais Sediadas no Rio de Janeiro. Presidente da Academia Brasileira de Filosofia (ABF), Edgar Leite foi contemplado com projeto de ampliação da ABF.
O subsecretário acabou exonerado do cargo na Secretaria de Ciência e Tecnologia no dia 01 de outubro.