O carnaval de rua do Rio terá 462 desfiles de blocos em 2026 e deve atrair cerca de seis milhões de pessoas para a cidade. A programação oficial dos conjuntos começa no dia 17 de janeiro e vai até o dia 22 de fevereiro.
Em 2026, a RioTur recebeu 803 solicitações para desfiles nas ruas da cidade, o que representa um aumento de 17% no número de inscrições em 2025, quando o Rio teve 685 pedidos de autorização para desfile. A taxa de aprovação para 2026 ultrapassou a casa dos 57%.
Neste ano, o carnaval de rua terá uma agenda extensa e descentralizada. A proposta é oferecer opções para públicos de todas as idades e perfis, incluindo desfiles infantis e familiares, além daqueles voltados para foliões que buscam grandes concentrações, atrações musicais de destaque e experiências de forte impacto cultural.
“O início do carnaval de rua marca um momento simbólico e muito importante para a cidade, quando o Rio reafirma o valor dessa manifestação cultural que nasce nos territórios, ocupa o espaço público e expressa a diversidade, a criatividade e a identidade do carioca. É um carnaval plural, que reúne manifestações tradicionais e grandes blocos, dialogando com diferentes públicos, idades e partes da cidade”, analisa o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
A maior parte dos desfiles do carnaval de rua Rio vai acontecer no Centro, que terá 135 apresentações; em seguida, aparecem a Zona Sul Zona Sul com 99, a Grande Tijuca com 63, e a Zona Norte com 56.
Megablocos confirmados para o carnaval
Até o momento, a RioTur confirmou 10 megablocos para o carnaval de rua. Eles vão desfilar pelo Circuito Preta Gil, localizado entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos. As datas de desfiles dos blocos serão confirmadas ao longo da semana.
Confira a lista de megablocos do Rio:
- Cordão da Bola Preta;
- Fervo da Lud
- Bloco da Anitta
- Bloco da Favorita
- Monobloco
- Chá da Alice
- Bloco da Lexa
- SeráQAbre?
- Bloco da Gold
- Cordão do Boitatá

