Com a volta da tramitação do projeto que autoriza a guarda municipal a trabalhar com armas de fogo, a Comissão de Segurança Pública da Câmara do Rio promove, às 10h30 desta terça-feira (19), uma audiência pública para discutir o tema.
E basta olhar a lista de convidados para ver que os bolsonaristas vão dominar a reunião, que tem como objetivo incentivar a aprovação da medida.
Devem dar a pinta na audiência o deputado federal e agora pré-candidato do PL à prefeitura, Alexandre Ramagem; o deputado federal Pa (PL) e o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública da Alerj, Márcio Gualberto (PL).
O vereador Rogério Amorim (PL), também bolsonarista e presidente da comissão, já tem os argumentos na ponta da língua: “Não podemos abrir mão da força que é a Guarda Municipal para a segurança pública. Há pouco mais de dois anos, o Supremo decidiu que todos os integrantes das GMs possuem direito a porte de arma de fogo, em serviço ou mesmo fora dele. Não há mais o que esperar”, defende.
Também foram convidados o desembargador Flavio Horta; o presidente da Coalizão Rio, Luiz Leão; representante do movimento ProArmas, Felipe Nini; o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale; e o agente da Guarda Municipal, Luiz Carlos.
A audiência será no plenário do Palácio Pedro Ernesto, com transmissão através do YouTube, no canal da Rio TV Câmara.