É penta! Com o ano legislativo chegando ao fim, a Câmara do Rio está toda prosa. Pelo quinto ano consecutivo, o Parlamento carioca está comemorando a liderança do ranking de produtividade entre as 11 maiores capitais do país.
Este ano, foram publicadas 431 leis, e muitas delas impactam direta e positivamente a vida dos cidadãos, como a que cria novas regras para entregas por aplicativo e a que aumenta o rigor na fiscalização de imóveis abandonados.
Para efeito de comparação, a Câmara Municipal de São Paulo, que tem 55 vereadores, quatro a mais que a do Rio, publicou 126 leis até o dia 10 de dezembro. Já as de Salvador e Fortaleza, que contam com 43 parlamentares cada, publicaram 95 e 123 leis, respectivamente. A Câmara que mais se aproximou foi a de Porto Alegre (35 vereadores), com 259 leis publicadas, mas ainda assim perdeu de goleada.
“Esse resultado nos dá muito orgulho, porque é a prova de que o nosso trabalho está rendendo frutos. Graças ao diálogo constante, inclusive no âmbito do Colégio de Líderes, criado na nossa gestão, é possível agilizar a tramitação dos projetos e entregar mais ao cidadão carioca. Estamos no caminho certo, esperamos chegar ao hexa ano que vem, junto com a seleção brasileira”, comemora o presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), com bom humor.
O “título” conquistado pela Câmara do Rio no ranking de produtividade se soma a mais dois este ano
O Colégio de Líderes, mencionado por Caiado, foi criado em 2021, e deu mais celeridade ao processo de análise e votação dos projetos. O choque de gestão promovido pelo presidente incluiu a reforma do Regimento Interno da Câmara, este ano, adequando as normas da Casa à Lei Orgânica do município.
O “título” conquistado no ranking de produtividade se soma a mais dois este ano: o “tetracampeonato” em transparência, que rendeu ao Legislativo carioca, pelo quarto ano seguido, o Selo Diamante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, e o tetra também na certificação Lixo Zero. Nesta quarta (10/12), o Palácio Pedro Ernesto recebeu o reconhecimento do Instituto Lixo Zero também pelo quarto ano consecutivo, graças às boas práticas de sustentabilidade adotadas. Já o Edifício Serrador, nova sede da Câmara, recebeu o certificado pelo segundo ano seguido.

