A escolha recente do cardeal Robert Francis Prevost, ou Leão XIV, para o Trono de São Pedro operou milagre na Câmara do Rio. Dezoito vereadores, alguns deles rivais figadais, se uniram na proposta de conceder a Medalha Pedro Ernesto ao papa, eleito no último dia 8. Até o bolsonarista Rogério Amorim e o petista Felipe Pires, que andam se excomungando no Plenário da Casa, apoiam juntos o requerimento, uma iniciativa do vereador Marcio Santos (PV).
Na justificativa para a homenagem, é destacada a carreira de Prevost antes de se tornar o Santo Padre, principalmente a sua passagem como bispo emérito de Chiclayo, no Peru, onde ficou 20 anos.
Homenagem a Leão XIV precisa passar pelo plenário
Como tem cidadania peruana, embora tenha nascido nos Estados Unidos, Leão XIV vem sendo considerado o segundo Papa sul-americano, já que sucedeu o argentino Jorge Bergoglio. A Medalha Pedro Ernesto é a mais alta honraria da Câmara Municipal, e a homenagem ainda precisa passar pelo plenário do Palácio Pedro Ernesto. Será que alguém se anima a votar contra um tributo ao Papa? Vade retro!