A bolsa de crédito de carbono ACX Brasil, sediada no Rio de Janeiro, já viabilizou a negociação de cerca de 5 milhões de toneladas de CO₂ equivalente em transações no país. Parte desse volume está ligada ao Programa ISS Neutro, da Prefeitura do Rio, voltado ao incentivo da economia verde por meio de benefícios fiscais.
Criado em 2023, o ISS Neutro já possibilitou a neutralização de mais de 120 mil toneladas de carbono, sendo aproximadamente metade comercializada na ACX.
Incentivo fiscal atrai empresas e fortalece mercado verde
O programa concede incentivo tributário ao reduzir a alíquota do ISS de 5% para 2% para empresas do setor de economia verde, como certificadoras, auditoras e plataformas de negociação de créditos de carbono. A política é conduzida pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda.
Segundo a Prefeitura, o ISS Neutro pode gerar benefícios tributários de até R$ 60 milhões por mês, estimulando a atração de empresas, a criação de projetos sustentáveis e o fortalecimento do mercado de ativos ambientais no Rio.
“Temos no Rio o que acreditamos ser o maior programa de incentivo ao mercado de crédito de carbono entre as cidades do mundo. Os créditos gerados estimulam a neutralização de gases de efeito estufa e ajudam a consolidar todo um ecossistema verde na cidade”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.
De acordo com a ACX, 20 empresas participantes do ISS Neutro já ingressaram na bolsa. A plataforma funciona como um marketplace que conecta companhias interessadas em neutralizar emissões a créditos de diferentes tipos e valores, além de aproximar projetos brasileiros de compradores internacionais.
A iniciativa foi reconhecida como uma das soluções de finanças sustentáveis no prêmio Transition Finance & Investment, da Sustainable Business COP, da CNI, durante a COP 30.

