Barricadas em chamas surpreenderam motoristas que passavam pela Estrada das Canárias, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (22).
A estrada foi interditada por volta das 7h20 e o incêndio dos entulhos começou cinco minutos depois. A fumaça tomou conta do local. Os condutores tiveram que manobrar e seguir na contramão, retornando ao acesso da Estrada do Galeão. Os bombeiros foram acionados e chegaram à região por volta de 7h55.
A manhã na Ilha foi também de intenso tiroteiro no Morro do Barbante. Por volta das 7h, agentes do 17º BPM (Ilha do Governador) realizavam uma operação contra o grupo criminoso responsável pela disputa territorial da região. Até o momento, três pessoas foram presas e dois fuzis, duas pistolas, quatro carregadores e um colete balístico foram apreendidos. Barricadas foram instaladas também dentro do Morro, o que impediu o avanço dos PMs.
Viaturas da Polícia Militar foram encaminhadas à área para tentar regular o trânsito, bloqueando e liberando vias para auxiliar a saída dos motoristas que estavam na estrada.
O confronto e as barricadas não afetaram o funcionamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, uma vez que o acesso se dá um quarteirão antes. Porém, a Clínica da Família Assis Valente suspendeu o funcionamento. Algumas escolas da região também acionaram o protocolo de segurança e estão operando com baixa frequência de alunos.