A Avenida Brasil foi totalmente fechada nos dois sentidos durante o início da manhã desta quinta-feira (27). Um intenso tiroteio na Cidade Alta afetou o trânsito na região e assustou moradores. Policiais militares estão na região para o quarto dia de ações da “Operação Barricada Zero“, que, hoje, tem o Complexo de Israel como alvo principal.
Não havia registro de feridos até a publicação desta matéria. A Av. Brasil foi reaberta após cerca de 15 minutos de interdição, mas o tráfego de linhas de ônibus e trens permanece afetado ao longo da manhã. Segundo a RioÔnibus, pelo menos cinco linhas tiveram seus itinerários desviados. Trens do ramal Saracuruna estão fazendo o trajeto apenas da Central até a Penha e de Caxias até Saracuruna, de acordo com a SuperVia. O intervalo médio entre os trens chegou a 20 minutos.
Além disso, o sistema BRT também foi afetado. O tráfego foi interrompido no sentido Deodoro, na altura da estação Mercado São Sebastião, e no sentido Gentileza, próximo à estação Vigário Geral.
Cidade Alta teve barricadas incendiadas e confronto no início do dia
De acordo com a PM, a ação no Complexo do Israel visa remover barricadas nas regiões da Cidade Alta, Pica Pau, Kelsons, Quitungo, Tinta, Dourados, Dique, Furquim Mendes e Guaporé. Em retaliação à chegada dos agentes, criminosos incendiaram barricadas em vias de acesso às comunidades e trocaram disparos logo no início do dia. Equipes com blindados foram enviadas para a ação.
Além da Cidade Alta, o quarto dia de Operação Barricada Zero também ocorre em outras comunidades na capital, como o Morro do Fubá, e em outros municípios, como São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita, Japeri e Queimados. Estima-se que mais de mil toneladas de material usado para bloquear vias foram removidos desde o início da operação, na segunda (24).

