Com a expectativa de aumento no fluxo de passageiros devido à adoção da tarifa social, a Prefeitura de Niterói iniciou obras no entorno da estação das barcas de Charitas, na Zona Sul da cidade. A redução da tarifa, resultado de um convênio entre a prefeitura e o governo estadual, entrará em vigor no dia 6 de março.
Embora os moradores vejam a medida como positiva, eles acreditam que é necessário um estudo de impacto e a implementação de soluções para o trânsito na região.
“A questão do trânsito em Charitas exige grandes intervenções. Para mim, a solução precisa ir muito além da rótula. É necessário reorganizar o fluxo de táxis, ônibus, embarque e desembarque, além de ajustar as vias, especialmente em curvas com superlargura. Também é importante limitar o estacionamento nas ruas e realizar obras na Praça do Soldado, próxima ao McDonald’s, na Rua Ary Parreiras. O ideal seria eliminar a rótula e construir um mergulhão”, afirmou um síndico da região.
A tarifa do catamarã será reduzida de R$ 21 para R$ 7,70. De acordo com a Prefeitura de Niterói, a expectativa é que o fluxo de passageiros aumente em até 50%, o que também contribuirá para a redução do tráfego de veículos na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí. A estimativa da prefeitura é que até cinco mil veículos a menos circulem pela cidade nos horários de pico.
Tem que fazer previsão de estacionamento . Do contrário será um caos