Médicos avaliaram que não vão submeter a uma nova cirurgia o paciente Bruno Lima da Costa Soares, de 34 anos, passageiro baleado durante o sequestro de um ônibus na rodoviária do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (12). Com quadro crítico, porém estável, ele foi transferido para o Hospital Samaritano na noite desta quarta-feira (13).
Atingido no tórax e no abdômen, o paciente tinha passado por uma primeira cirurgia no Hospital Souza Aguiar. Em seguida, foi transferido para o Instituto Nacional de Cardiologia, para avaliar se seria feita uma cirurgia para retirar a bala que está alojada próxima ao coração. Mas, em nota, a unidade informou que a equipe médica afirmou que não haverá necessidade e que ele foi transferido.
Recentemente aprovado no concurso da Petrobras, Bruno estava no Rio para fazer um treinamento. Após uma campanha de doação de sangue mobilizada pelo Sindicato dos Petroleiros, o Hemorio registrou aumento de 189% nas doações de sangue nesta quarta.
A oferta de sangue triplicou em relação ao dia anterior (303 coletas realizadas na quarta-feira, enquanto na terça foram 105). O hemocentro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) afirmou que a quantidade de doações seriam suficientes para salvar 1,2 mil vidas.
Saiba como doar sangue
É necessário estar bem de saúde e levar um documento oficial com foto. Podem doar quem tem entre 16 e 69 anos e pesam, no mínimo, 50kg. Jovens de 16 e 17 anos podem realizar a doação com autorização dos pais ou responsáveis legais.
Não é necessário jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos (com quatro horas de antecedência) e bebidas alcóolicas (doze horas de antecedência). Piercing e tatuagem impedem a doação por seis meses.
O doador pode obter mais informações através das redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou do Disque Sangue, pelo número 0800 282 0708. O atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h.