Uma adutora de grande porte da concessionária Águas do Rio em Xerém, Duque de Caxias, se rompeu pela segunda semana seguida e voltou a deixar o município da Baixada Fluminense sem água nesta sexta-feira (06). O rompimento aconteceu na noite desta quinta (05), no mesmo trecho da tubulação que sofreu vazamento e provocou alagamentos na região no dia 29 de janeiro.
O rompimento aconteceu na altura da Estrada Rio d’Ouro e, mais uma vez, imóveis na via ficaram alagados por conta do problema. Segundo a concessionária, equipes da empresa foram ao local durante a madrugada desta sexta e ainda atuavam no reparo da adutora nesta manhã. Ainda não há informações sobre o que causou o problema na adutora novamente.
Para o reparo, foi necessário suspender temporariamente o fornecimento de água em áreas de Caxias abastecidas pelo Sistema Acari, operado pela Cedae, segundo a concessionária.
Outro problema em adutora afeta operação do Sistema Guandu
O episódio não foi o único a afetar o abastecimento de água em municípios da Baixada Fluminense. Um vazamento registrado em outra adutora nesta quinta, em Nova Iguaçu, forçou a redução da produção do Sistema Guandu, que operou com metade de sua capacidade até esta madrugada.
Por conta disso, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Queimados e Nilópolis enfrentam problemas de abastecimento. A normalização do serviço nesses municípios e nas regiões atendidas pelo Sistema Acari pode levar até 72 horas.

