Cria de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o ator Átila Bee foi indicado ao Prêmio Grande Otelo 2025, concedido pela Academia Brasileira de Cinema, na categoria de Melhor Ator. A indicação veio por sua atuação como a personagem Tibira no longa-metragem Malu. Com 27 anos de trajetória, Átila é o primeiro ator negro e o primeiro da Baixada a ser indicado à premiação em seus 23 anos de história.
Ao todo, serão entregues 30 troféus: 29 escolhidos por um júri formado por profissionais associados à Academia e um definido por voto popular — o Grande Otelo de Melhor Filme pelo Júri Popular, com votação aberta no site da instituição. Esta edição conta com mais de 2 mil profissionais inscritos em diferentes categorias, que incluem 185 longas-metragens, 90 séries brasileiras, 62 curtas e 8 filmes ibero-americanos.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 30 de julho, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, e tem como tema “O cinema brasileiro no mundo”.
O longa Malu estreou em Sundance, venceu o Festival do Rio 2024 e acaba de chegar ao streaming. Para Átila, a indicação representa um marco não só em sua carreira, mas para toda a cena artística da Baixada Fluminense.
“São décadas construindo muita coisa juntos, então, se eu chego nesse lugar, a culpa é muito da Baixada também. As coisas estão mudando aos poucos”, afirmou o ator.