Assunção é escolhida para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (10) pela Panam Sports, durante a Assembleia Geral Extraordinária em Santiago, no Chile.
Em um placar apertadíssimo, 28 a 24, Rio e Niterói não conseguiram superar a única concorrente, Assunção, no Paraguai, que será o 13º país a sediar o evento. A cerimônia em Santiago contou com a presença dos principais representantes dos municípios: o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), além do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), e da vice, Isabel Swan (PV).
Como foi realizada a votação dos Jogos Pan-Americanos
A cerimônia começou com a apresentação do relatório da Comissão de Avaliação da Panam Sports, que havia visitado as duas cidades candidatas na semana anterior. Em seguida, Rio-Niterói e Assunção tiveram 40 minutos cada para expor suas propostas, com as cidades fluminenses se apresentando primeiro.
Após as apresentações, os 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas participaram da votação oficial. Estavam na disputa pelos Jogos Pan-Americanos 53 votos, já que os 12 países que já sediaram os jogos têm direito a dois votos cada. Para vencer, a candidatura precisava conquistar ao menos 27 votos.