A primeira assembleia do novo sindicato dos motoristas do BRT terminou em quebra-quebra nesta terça-feira (28). Integrantes do Sindicato dos Rodoviários (Sintrucad-Rio) invadiram o local da reunião e interromperam o encontro de funcionários da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (Mobi-Rio). Confira o vídeo no fim da matéria.
O clima entre as duas categorias, que disputam quem representa os funcionários da Mobi-Rio, azedou de vez — o Sintrucad-Rio já tinha ido ao Ministério Público (MPRJ) tentar barrar a criação da nova entidade.
Segundo a direção do recém-criado Sindicato dos Trabalhadores do BRT Rio, a confusão aconteceu durante uma reunião que deveria servir apenas para “promover negociação e um ambiente de paz no sistema BRT”. O caso foi registrado na delegacia de Campo Grande.
Briga pela representatividade no BRT começou no início deste mês
A rixa entre as duas entidades trabalhistas vem desde o anúncio da fundação da o novo sindicato, publicada no Diário Oficial da União neste mês. O Sintrucad-Rio contesta a legalidade do ato e quer manter o monopólio da representação da categoria.
Do outro lado, os funcionários da CMTC defendem que a nova entidade é uma forma de ter voz própria, focada nos problemas específicos de quem trabalha no sistema BRT.

