Policiais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) apreenderam, neste sábado (09), um arsenal e equipamentos voltados à produção de munições, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio.
A apreensão aconteceu após as investigações apontarem que um homem, ex-CAC, teve seu certificado de registro cancelado pelo Exército Brasileiro em novembro de 2024, por perda de idoneidade, permanecendo de forma irregular na posse de armamento.
Na casa do alvo da ordem de busca e apreensão, os agentes encontraram quatro pistolas de uso restrito, duas pistolas de uso permitido, um revólver, duas carabinas, um fuzil de uso restrito, grande quantidade de munições de diversos calibres, insumos para recarga, como espoletas, pólvora e estojos e um maquinário completo para recarga de munições, apto à produção em escala.
Armas estavam irregulares
De acordo com as equipes da especializada, as armas estavam irregulares e, por isso, foram retiradas do local. E, segundo levantamento realizado pelos agentes, o investigado possui condenação anterior pela Justiça Federal pelo crime de tráfico internacional de armas.
Todo o material bélico de alto poder ofensivo e o maquinário especializado para recarga de munições foram encaminhados para exame pericial. Um inquérito policial foi instaurado para apurar a prática de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento com objetivo de reduzir o poder de fogo de organizações criminosas.