O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) adverte: a política de arborização urbana do Rio de Janeiro precisa deixar de ser tratada como consequência de obras privadas e passar a integrar, de forma estruturante, o planejamento da cidade.
O presidente do conselho, Sydnei Menezes, critica o modelo baseado quase exclusivamente em compensações ambientais do licenciamento imobiliário, em um debate que ganhou ainda mais relevância após a derrubada de mais de 71 árvores em um terreno tombado no Flamengo, na Zona Sul da capital, para a implantação de um empreendimento imobiliário:
“Não se pode simplesmente plantar árvores na cidade a partir de compensações ambientais, ou seja, a partir de uma licença de alguma obra que será executada pelo poder imobiliário. Não é possível que haja esse tipo de dependência para a política ambiental.”
Para o presidente do CAU/RJ, o plantio de árvores não pode ser apenas uma medida reativa
O episódio levou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) a notificar a Prefeitura do Rio, que deverá informar, até o próximo dia 20, quais ações e prazos estão sendo adotados para o controle e o monitoramento das compensações ambientais exigidas nesses processos:
“A retirada dessas árvores provoca uma onda de calor imediata no microclima local”, afirma o presidente do CAU/RJ.
Dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE, revelam que 37% dos moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro vivem em ruas sem qualquer tipo de arborização. Estima-se que a cidade do Rio de Janeiro apresenta um déficit de aproximadamente 1 milhão de árvores. Como consequência, diversos bairros passam a enfrentar fenômenos como as chamadas “ilhas de calor”, que elevam a temperatura local em razão da escassez de vegetação.
Para Sydnei Menezes, presidente do CAU/RJ, a preservação e o plantio de árvores precisam estar no centro das decisões urbanísticas, garantindo conforto ambiental e qualidade de vida de forma permanente, e não apenas como medida reativa a impactos construtivos:
“Uma das funções mais importantes da árvore na paisagem urbana da cidade é garantir o conforto ambiental, por isso é muito importante uma política de arborização urbana. Plantar árvores na cidade é imprescindível para garantir essa ambiência.”

