A árvore de Natal da Lagoa foi acesa às 21h de sábado (6) e voltou a enfeitar o bairro da Zona Sul após cinco anos. Apesar da grande expectativa gerada com a volta do tradicional elemento natalino, moradores e frequentadores do local publicaram reclamações sobre estruturas instaladas pela Prefeitura para a realização do evento.
Vídeos publicados em diferentes redes sociais mostraram que placas de metal foram instaladas ao longo da Avenida Epitácio Pessoa. Em alguns trechos, a colocação das estruturas isola a ciclovia da pista de circulação dos automóveis.
Um dos frequentadores do local relatou que a medida poderia tornar o espaço menos seguro, já que assaltos poderiam acontecer no espaço da ciclovia sem testemunhas, o que facilitaria a ação de criminosos.
No final da manhã de domingo, o prefeito Eduardo Paes (PSD) informou por meio de seu perfil no X que ordenou a retirada das placas de metal.
Já determinei a nossa Cet-Rio que retire essas placas horrorosas que colocaram na lagoa. Geram insegurança além de impedirem acesso a deslumbramento paisagem carioca. Vamos agir com a guarda municipal para evitar congestionamentos. pic.twitter.com/WjCZ9oNGOm
— Eduardo Paes (@eduardopaes) December 7, 2025
A publicação não esclarece o que motivou a instalação das placas de metal na Lagoa.
Árvore de Natal da Lagoa fica acesa até o dia 6 de janeiro

Cerca de 200 mil pessoas passaram pela Lagoa no sábado para acompanhar o acendimento da Árvore de Natal, de acordo com a organização do evento. Até janeiro, diversos eventos, shows e atividades relacionadas à árvore vão acontecer em locais que margeiam a Lagoa Rodrigo de Freitas.
A programação completa segue até o dia 28 de dezembro, com atividades gratuitas mediante retirada antecipada dos ingressos pelo site GoDream.

