Foram necessárias nove tentativas para a Prefeitura do Rio finalizar a concessão do Centro Cultural Terreirão do Samba Nelson Sargento à iniciativa privada. O resultado da licitação foi homologado nesta sexta-feira (13) e teve como vencedor declarado o Consórcio Praça Onze.
Entretanto, como processo licitatório está com acesso restrito, não é possível saber quais empresas compõem o consórcio.
Desde o primeiro aviso de edital, em 8 de agosto de 2023, a concorrência já teve pelo menos outras oito datas, entre prorrogações e uma licitação considerada fracassada pela prefeitura — quando apenas uma única empresa apresentou proposta, mas foi desclassificada.
O investimento privado total é estimado em R$ 12 milhões na readequação e manutenção do espaço no período de 25 anos, que é a vigência do contrato.
O edital prevê uma programação anual de eventos, com cobrança de ingressos a preços acessíveis. Além disso, a vencedora deverá realizar melhorias no espaço, como reformulação do palco; adequação do Terreirão às normas de segurança e requalificação urbana do entorno.
Por FÁBIO MARTINS e VÍTOR D’AVILA