A Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio vai marcar uma audiência pública em abril deste ano, para discutir o abandono de imóveis no Centro da Cidade. O anúncio vem após dois imóveis desabarem na região em menos de um mês. O caso mais recente, nesta quinta-feira (20), foi o casarão da Rua Senador Pompeu. Os escombros atingiram um carro que estava estacionado, e uma pessoa morreu soterrada.
A comissão também está notificando a Subprefeitura do Centro, a Defesa Civil municipal e a Secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento para que esses órgãos informem as medidas que tomaram para evitar que tal tragédia acontecesse.
O presidente da comissão, vereador Pedro Duarte (Novo), diz que seu gabinete vem mapeando esses imóveis e pedindo providências do Poder Público desde 2021. Ele alega que muitos desses imóveis são de propriedade da administração pública. Um relatório feito pelo gabinete do vereador mapeou, em 2021, pelo menos 141 imóveis abandonados no Centro do Rio, de propriedade do município, do estado ou da União.
“É inadmissível que até hoje não tenham sido dadas destinações a esses imóveis, colocando a população em risco e gerando insegurança para os moradores”, diz Duarte.