A Defesa Civil de Niterói interditou a ponte de madeira que conecta a Ilha do Caju à Ilha da Conceição. A estrutura já foi alvo de quatro ofícios do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ) e está em mau estado de conservação, com risco de queda, segundo informações do órgão, que realizou nova fiscalização no local nesta quinta (22).
Nesta sexta-feira (23), uma audiência pública realizada pelo CREA-RJ em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, vai discutir o destino da ponte. A reunião acontece na inspetoria do órgão, na Avenida Roberto Silveira, a partir das 10h.
Segundo Prefeitura de Niterói, obras estão em processo de licitação
A estrutura, de 100 metros de extensão, tem partes do piso deterioradas, ferragens expostas e ausência de condições adequadas para passagem de pedestres ou veículos. Como atravessa uma zona portuária na Baía de Guanabara, ela também representa riscos ambientais de poluição das águas, segundo análise do CREA-RJ. O primeiro alerta do órgão sobre as condições do espaço foi feito em 2024.
Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que já realizou, em 2025, “reparos emergenciais” na ponte e que pretende dar início a uma obra de recuperação completa da estrutura neste ano. Os estudos do projeto já foram concluídos e, segundo o município, a obra está em processo de licitação, com previsão de início em março.

