Quatro dias após o apagão no Leme e em Copacabana, a concessionária Light começou, nesta quarta-feira (07), a renovação da malha elétrica subterrânea da região. A previsão é de que o reparo seja concluído em 30 dias. Segundo a empresa, serão investidos R$ 12 milhões na intervenção.
A principal mudança na rede elétrica é a composição dos novos cabos. Antes feito de cobre, o novo cabeamento será de alumínio. De acordo com a Light, o baixo valor do metal no mercado ilegal foi o critério para a mudança. A sobrecarga que deixou os bairros na Zona Sul sem luz foi provocada pelo furto de cabos de cobre na rede elétrica. Ao todo, 3,5 km de cabos foram roubados na região.
12 dos 60 geradores instalados pela Light no Leme devem ser removidos ainda nesta semana
A concessionária também anunciou a remoção dos geradores instalados nos bairros para amenizar os danos causados pelo apagão. Até sábado (10), pelo menos 12 dos 60 geradores colocados no Leme serão retirados, de acordo com a empresa. Os demais devem sair até o fim do processo de reposição da malha.
A energia nos bairros foi restabelecida totalmente na terça-feira (06). Na segunda (05), a Justiça do Rio tinha determinado o restabelecimento imediato, sob pena de multa de R$ 200 mil por dia para a empresa em caso de descumprimento.

