O presidente Lula (PT) acompanhou de perto a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do carnaval na Marquês de Sapucaí, entre a noite de domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16). O chefe do Planalto esteve no camarote da prefeitura, no setor 11, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD).
A expectativa pela presença de Lula era grande, já que a primeira escola a desfilar, a Acadêmicos de Niterói, abriu a noite com o polêmico enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, que retratou a trajetória do petista desde a infância até a Presidência da República.

Polêmica em torno do enredo em homenagem a Lula
O desfile chegou a ser questionado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposta propaganda eleitoral antecipada. No entanto, o tribunal rejeitou os pedidos para barrar a apresentação por considerar que isso seria censura prévia e afirmou que possíveis irregularidades poderão ser analisadas depois.
Apesar das críticas, a noite contou com integrantes do alto escalão do governo federal, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin. Durante a apresentação, Lula deixou o camarote e desceu à avenida para cumprimentar um dos casais de mestre-sala e porta-bandeira da escola.
Alto escalão do governo federal em camarote na Sapucaí
No camarote, estiveram os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Alexandre Padilha (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Camilo Santana (Educação), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Margareth Menezes (Cultura).
Passaram ainda pelo espaço o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.

