A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou, nos últimos dias, ações contra combustível adulterado, também chamado de “batizado”, em diversos postos na Região Metropolitana do Rio. Em três estabelecimentos foram encontradas irregularidades.
Houve quatro autuações que também resultaram em interdições cautelares no período. Uma delas foi em um posto na Rodovia Santos Dumont, altura do Parque Paulista, em Duque de Caxias, por venda de etanol hidratado fora das especificações. Outra, em Niterói, em um posto na Avenida Ewerton Xavier, bairro Maravista, que violou faixa de interdição aplicada em ação de fiscalização anterior.
Cabe ressaltar que o posto de Niterói havia sido autuado e interditado totalmente, em 23 de agosto do ano passado, por comercializar etanol hidratado comum e gasolina C comum com presença de metanol superior à tolerância.
As outras duas autuações seguidas de interdições foram feitas no município do Rio de Janeiro, sendo uma em revenda de GLP, por armazenamento de produto além do autorizado para a classe do estabelecimento, e a outra em posto na Avenida Marechal Rondon, no bairro do Engenho Novo, que comercializava gasolina fora da especificação da ANP.
Ao todo, 27 agentes econômicos foram vistoriados, no período, no estado: uma revenda de GLP e 26 postos revendedores. Os fiscais estiveram seguintes municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Itaboraí, São Gonçalo, Maricá, Niterói e Nova Iguaçu.
Não foram constatadas irregularidades nos demais municípios. No estado, foram coletadas 32 de amostras de combustíveis para análise em laboratório.