A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (28), projeto de lei que cede à cidade de Petrópolis o título de Capital Estadual do Automobilismo. O texto é de autoria dos deputados Sergio Fernandes (PSD) e Chico Machado (Solidariedade).
Fernandes explica que a ligação entre a cidade e o esporte a motor remonta ao início do século XX, quando suas estradas sinuosas e seu relevo acidentado se tornaram palco ideal para a realização de provas de velocidade, resistência e habilidade.
“Petrópolis, conhecida nacionalmente como Cidade Imperial, não é apenas um ícone da história política e cultural do Brasil, mas também um verdadeiro berço do automobilismo brasileiro”, destacou.
Já o Chico Machado pontuou que o projeto carrega muito mais do que um título simbólico. Nas palavras do parlamentar, “trata-se do reconhecimento de uma história centenária que faz parte da identidade petropolitana e do automobilismo brasileiro”.
“Petrópolis foi palco da primeira corrida do estado, recebeu grandes pilotos, sediou provas icônicas, hoje abriga equipes de ponta da Stock Car e faz a 4ª edição do Circuito Imperial, um evento que resgata e conta essa história”, explicou.
O projeto agora segue para o governador Cláudio Castro (PL), que tem 15 dias para vetar ou sancionar a lei.