A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (30, em segunda discussão, a criação do feriado do Dia de Corpus Christi no Estado do Rio. O projeto, de autoria dos deputados Márcio Gualberto (PL) e Fred Pacheco (PMN), com a coautoria de Rodrigo Amorim (União), Luiz Paulo (PSD), Rodrigo Bacellar (União), Dionísio Lins (PP), Átila Nunes (PSD) e Giovani Ratinho (SDD), oficializa como feriado o que normalmente é declarado ponto facultativo.
O texto agora vai para a sanção do governador Cláudio Castro (PL).
Primeiro estado a oficializar o feriado de Corpus Christi
O autor destacou que o Rio de Janeiro vai se tornar o primeiro, entre os 27 estados brasileiros, a oficializar a data como feriado. Em algumas cidades, como São Paulo, Corpus Christi já é feriado municipal.
Mas não foi regulamentado em nenhum estado.
Na Câmara, o projeto empacou
Uma proposta semelhante chegou à Câmara do Rio, apresentada pelos vereadores Márcio Santos (PV), Vera Lins (PP) e Rogério Amorim (PL), mas esbarrou na limitação da legislação municipal, que permite a criação de apenas mais um feriado religioso.
Santos, que também é secretário municipal de Economia Solidária, defendeu a realização de um estudo de viabilidade para avaliar se os vereadores concordariam em aprovar a proposta.
Já Rogério Amorim criticou a hesitação de Santos e afirmou que a iniciativa travou porque o prefeito Eduardo Paes (PSD) não apoia a criação do feriado.