O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, não conseguiu levar o prêmio de melhor filme em língua não inglesa no Bafta 2025. A premiação, realizada neste domingo (16) pela Academia Britânica de Cinema, consagrou “Emilia Pérez”, produção francesa dirigida por Jacques Audiard, como a vencedora da categoria.
Com essa derrota, “Ainda Estou Aqui” chega ao Oscar 2025 com três indicações, mas sem conquistar nenhum dos principais prêmios da temporada, incluindo o Globo de Ouro, o Critics’ Choice e agora o BAFTA. Esses prêmios costumam ser considerados termômetros importantes para a maior premiação do cinema.

Por outro lado, “Emilia Pérez” reforça seu favoritismo ao Oscar de melhor filme internacional, já que venceu todas as premiações televisionadas dessa categoria até o momento. O longa, falado em espanhol, também concorre na categoria principal do Oscar, a de melhor filme.
Nos últimos dias, “Emilia Pérez” enfrentou críticas após a atriz Karla Sofía Gascón, primeira pessoa trans indicada ao Oscar, ser acusada de racismo. Mensagens antigas dela ressurgiram, incluindo comentários sobre islamismo, George Floyd e a falta de diversidade no cinema.
Apesar do revés, “Ainda Estou Aqui” ainda pode surpreender no Oscar. A cerimônia acontece no dia 2 de março, quando serão definidos os vencedores das categorias de melhor filme internacional, melhor filme e melhor atriz, categorias às quais a produção brasileira foi indicada.