A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (4), o fornecimento gratuito de assistência médica e de medicamentos a agentes de segurança pública. A medida será apenas caso o agente sofra algum acidente ou tenha um problema de saúde decorrente do exercício da função.
O projeto abrange policiais militares, civis e penais, bombeiros militares e agentes de segurança socioeducativos. Segundo o texto, a comprovação da origem do problema de saúde deverá ser feita por laudo de Junta Médica Oficial.
Para o deputado Júlio Rocha (PL), um dos autores do projeto, o objetivo da proposta é reconhecer o papel desempenhado pelos profissionais da segurança pública. Também assina a autoria da proposta a deputada Índia Armelau (PL).
“Os bravos agentes da segurança pública são aqueles que põem as suas vidas em prol da defesa à sociedade. Portanto, nada mais justo que o Estado preste a devida assistência médica e forneça os remédios necessários ao tratamento de saúde”, afirmou Rocha.