Um dos restaurantes mais tradicionais do Rio, o Adegão Português, localizado em São Cristóvão, na Zona Norte, foi declarado patrimônio cultural carioca. A homenagem foi celebrada neste sábado (12), com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD), que entregou a tradicional placa azul — símbolo da valorização dos estabelecimentos históricos da cidade. As informações são do jornalista Raphael Fernandes, do Diário do Rio.
O prefeito descerrou a placa ao lado de Pablo Iglesias, um dos proprietários do restaurante, e de antigos funcionários que ajudaram a construir a história do Adegão. Fundado em 1964 por quatro imigrantes, o restaurante começou como churrascaria e pizzaria, mas se tornou referência por seus pratos fartos à base de bacalhau e frutos do mar.
”É um reconhecimento, principalmente aos nossos colaboradores. O Adegão tem uma história importante. São sessenta e um anos aqui em São Cristóvão. É o trabalho de uma vida”, celebrou Iglesias.
Com o novo título, o Adegão agora faz parte do Circuito dos Negócios Tradicionais, uma iniciativa da Prefeitura do Rio por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). O projeto já conta com 31 estabelecimentos reconhecidos, como a Churrascaria Palace, em Copacabana, e a clássica Confeitaria Colombo, no Centro.