O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou, nesta sexta-feira (7), que vai ampliar o decreto de tombamento do Bangu Shopping, na Zona Oeste, para proibir a construção de novas edificações no local. A medida atende a um pedido do vereador Felipe Pires, líder do PT na Câmara, que havia tentado proteger o estabelecimento do novo “mais valerá” da prefeitura, aprovado na última quarta-feira (5).
O projeto do executivo permite a ampliação de shoppings, supermercados, hipermercados e hospitais mediante o pagamento de uma contribuição aos cofres do município. A emenda da bancada do PT, no entanto, pretendia excluir o Bangu Shopping dessa lista, mas acabou sendo rejeitada em plenário. Ao todo, o texto recebeu 44 emendas, das quais 21 foram aprovadas.
Imóvel onde fica o Bangu Shopping foi tombado como patrimônio cultural em 2000
Em vídeo enviado a Pires, Paes destacou que o imóvel, onde antes funcionava a histórica Fábrica de Tecidos Bangu, foi tombado como patrimônio cultural em 2000. O novo artigo será incluído para proibir alterações definitivas no entorno do shopping.
“A gente sabe que houve uma votação polêmica na Câmara esta semana em relação ao Shopping Bangu. Estou assinando, neste momento, um novo artigo ao decreto de tombamento que estabelece explicitamente que fica proibida a construção de novas edificações dentro dos limites da área de entorno do bem tombado. A única construção permitida será temporária”, afirmou Paes.
A mudança agradou à bancada do PT na Câmara
A publicação do decreto deve ocorrer já na próxima semana, quando também deve ser sancionado o projeto do “mais valerá”. A decisão agradou ao líder do PT, que agradeceu o prefeito por atender ao pedido.
“Muito obrigado, Eduardo Paes, por reconhecer o valor histórico e arquitetônico do nosso Bangu Shopping e de seu entorno, além da importância que o shopping tem para quem é banguense de verdade. Esse é o prefeito que mais fez e continua fazendo pelo nosso bairro; sabemos que corre em suas veias também o sangue vermelho e branco, da paixão pelo Bangu, Dudu!”, escreveu Pires em suas redes sociais.

