A Cedae fará, nesta quinta-feira (16), a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal, das 4h às 22h. Durante esse período, o fornecimento de água será temporariamente interrompido nos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio.
De acordo com a Cedae, 200 profissionais estarão mobilizados para executar mais de 40 serviços simultâneos, que incluem: que incluem desde a limpeza e revisão de reservatórios, filtros e canais até reparos em tubulações e modernização de equipamentos. Também serão feitas inspeções de segurança, ajustes em sistemas automatizados e melhorias estruturais.
Interrupção do fornecimento de água visa minimizar riscos de falhas em períodos de alta demanda como o verão
A operação que vai interromper o fornecimento de água tem caráter preventivo e objetiva minimizar riscos de falhas e assegurar o pleno funcionamento do sistema durante períodos de alta demanda, como o verão.
A retomada do sistema está prevista para acontecer de forma gradativa após a conclusão dos trabalhos. Enquanto isso, é recomendável que a população reserve água com antecedência e evite tarefas que exijam grande consumo d´água.
Águas do Rio aproveitará a paralisação da Cedae para fazer melhorias no sistema de abastecimento de água
Enquanto a Cedae estiver com a operação do sistema interrompida, equipes da Águas do Rio estarão nas ruas realizando melhorias que não poderiam ser executadas em outro momento. Entre as principais intervenções previstas estão a substituição de válvulas em redes e reservatórios estratégicos e a modernização de sistemas de bombeamento.
As obras incluem melhorias em estruturas essenciais, como os sistemas de bombeamento Marques Maneta, que atende 18 bairros de São Gonçalo, e Ipiíba, responsável por reforçar o abastecimento de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.

