O Ministério Público do Rio (MPRJ) cumpre, nesta sexta-feira (3), dois mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão contra integrantes da chamada “nova cúpula” do jogo do bicho. Entre os alvos denunciados estão Rogério de Andrade e Flávio da Silva Santos, presidente da escola Mocidade Independente de Padre Miguel. Vinicius Drumond também está sendo investigado.
Os mandados estão sendo cumpridos em endereços na capital, na quadra da Imperatriz Leopoldinense, Zona Norte, e em um haras localizado em Cachoeiras de Macacu. A pedido do MP, a Justiça determinou que Rogério de Andrade permaneça preso no sistema penitenciário federal, enquanto Flávio Santos, alvo de mandado de prisão, seja incluído em regime federal de segurança máxima.
Sobre a prisão de Andrade e as investigações contra o jogo do bicho
Andrade, preso há um ano, cumpre pena pelo envolvimento na morte de Fernando Ignácio, rival assassinado em novembro de 2020 durante disputas pelo controle do jogo do bicho no Rio. Em novembro, ele foi transferido para o Presídio Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Segundo o MPRJ, desde 2014 Santos e Andrade comandam a principal rede de exploração de jogos de azar no estado. As investigações apontam que eles gerenciavam os pontos de jogo, participavam de disputas violentas com grupos rivais e estavam envolvidos na corrupção de policiais, mediante pagamento de propinas a unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar.