A Comissão do Plano Diretor da Câmara do Rio fará, nesta quinta-feira (02), às 10h, uma audiência pública sobre o novo “mais valerá” enviado pela Prefeitura do Rio. É a segunda edição do ano do projeto que estabelece condições especiais para construções e acréscimos nas edificações no município.
Desta vez, o prefeito Eduardo Paes (PSD) propôs a possibilidade de ampliação de todos os shoppings centers, supermercados, hipermercados e hospitais que já funcionam na cidade — mediante, claro, uma contribuição aos cofres do município.
‘Mais valerá’ também para as operações consorciadas
O mesmo projeto também prevê que os beneficiários das operações consorciadas urbanas do Parque Olímpico (onde será construído o Parque Imagine), do Autódromo e de São Januário tenham acesso aos mesmos benefícios — mas para construir novos shoppings, supermercados, hipermercados e hospitais.
Sempre na área receptora previstas nas operações consorciadas já aprovadas pela Câmara — ou seja, na Barra e no Recreio, na maioria dos casos, e na Zona Norte.
Foram convidados representantes dos moradores, de construtoras e dos setores contemplados.
Está aberta a temporada de polêmicas.


Chegou a hora de regularizar as atrocidades urbanísticas cometidas contra a cidade e contra as normas. Já virou prática conhecida: quem tem recursos sabe que “é só pagar que pode”. Com isso, a cidade acumula sucessivos descumprimentos de planos diretores exaustivamente estudados, debatidos, votados e sancionados.
Essa velha e repaginada “mais valia” nada mais é do que uma forma de varrer recursos públicos para a Prefeitura gastar como bem quiser.
Ah, como é bom administrar com a caixa cheia…
Vida que segue. E que os profissionais de arquitetura e urbanismo se preparem para mais uma onda de distorções a serem “atualizadas” no papel.
O rio de janeiro precisa de um programa sério de reflorestamento , reativação de chafariz e áreas de árvores nativas pra suportar o verão insuportável. Construções comentadas e envidraçada cheias de motor de ar condicionado já não cabem mais na cidade. Precisam reformar os prédios já existentes e inativos pra esse fim comercial, melhorar os hospitais que tem cada um deles andares vazios sem funcionar. Preciso encarar o calor que os políticos acham agradável por que bota a população carioca na rua sendo exposta a todo tipo de violência e consumo de ilícitos. É PRECISO Banir o horário de Verão da cidade do Rio de janeiro que faz mais calor que no nordeste no verão, criar praças e regiões de sombra verde e segurança pois esses locais ficam a deriva de usuário de droga e viciados por que a prefeitura não cuida do que devia e quer ganhar em licitação de shopping e hospitais pra roubar o povo .todo projeto é canalha
Tatiana de Macedo, concordo plenamente contigo, disse tudo! 👏👏👏👏👏
Enquanto isto o “Reviver Zona Norte” foi só uma resposta ao ego ferido por um jornal de domingo, sem qualquer fato que suporte as narrativa criada.
Mais um jeito do prefeito ganhar dinheiro!
Já não chegou vender as dunas para a construção imobiliária, com a desculpa de precisar fazer um campo de golfe para as Olimpíadas?
O terreno era privado, não foi a prefeitura que vendeu…
A matéria está errada, Eduardo Paes não é do PL