Os moradores do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, na Zona Sul do Rio, terão em breve um novo espaço para facilitar o dia a dia: a primeira lavanderia comunitária do estado está na fase final de obras e deve ser inaugurada no próximo mês. As informações são do jornal O Globo.
O local contará com dez máquinas de lavar e secar, tanques e uma balança para roupas de até 14 kg por carga, funcionando em quatro ciclos diários. A capacidade é suficiente para atender mais de 40 pessoas por dia, com investimento de cerca de R$ 220 mil.
Lavanderia servirá como modelo para instalar outras unidades no estado
O projeto faz parte do programa Cidade Integrada, uma iniciativa do governo do estado em parceria com a Secretaria da Mulher, e servirá como modelo para outras nove favelas que receberão unidades semelhantes: Cesarão, Fumacê, Cidade de Deus, Central do Brasil, Sepetiba, Barreira do Vasco, Nova Holanda (Maré), Mangueira e Rocinha.
“Estamos levando às favelas muito mais do que um serviço de lavagem de roupas. A lavanderia comunitária é um espaço de convivência e valorização das famílias”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).
Lavanderia é uma oportunidade para empreendedoras do estado
A iniciativa se inspira em experiências bem-sucedidas no México e na Colômbia. De acordo com Jussara Coutinho, coordenadora de arquitetura do Cidade Integrada e idealizadora do projeto, a lavanderia comunitária oferece uma oportunidade importante para a valorização das mulheres no estado.
“É a oportunidade perfeita para mulheres empreenderem, participarem de rodas de conversa e se sentirem valorizadas. Quando a mulher tem seu tempo reconhecido e encontra apoio, toda a família se beneficia. O espaço é para todos que assumem a responsabilidade do cuidado”, reforçou Coutinho.