A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Fazenda da Polícia Civil, em ação conjunta com a Corregedoria do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), deflagrou, nesta segunda-feira (15), a Operação Cancellatum, destinada a apurar fraudes no sistema de multas aplicadas a permissionários do transporte intermunicipal. José Luis Monteiro Mainoth, funcionário do Detro, foi preso e está prestando depoimento sobre os permissionários envolvidos nas fraudes.
A investigação começou com uma denúncia encaminhada pelo Núcleo de Inteligência do Detro, que apontava a atuação irregular do servidor, lotado na Coordenadoria Econômica. De acordo com as apurações, Mainoth teria adulterado boletos bancários usados para pagamento das multas, reduzindo em até 60% os valores originalmente devidos.
Auditorias internas e análises técnicas confirmaram a emissão de documentos incompatíveis com os registros oficiais, vinculados diretamente ao login funcional do investigado.
Também foi verificado o acesso ao sistema a partir de endereços IP residenciais, inclusive em fins de semana e feriados, fora do horário regular de expediente.
Polícia apreendeu computadores e documentos em endereços ligados ao servidor do Detro
Diante dos indícios, a Justiça determinou o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Mainoth, para apreender computadores, dispositivos eletrônicos, documentos físicos e digitais, além de registros de transações financeiras ou comunicações que possam comprovar o funcionamento do esquema.