O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou, na edição do Diário Oficial esta terça-feira (09), a criação da Zona Sudoeste e o novo desenho da cidade. Trata-se de uma região formada por 21 bairros, com cerca de 200 quilômetros quadrados, com 1,2 milhão de habitantes e arrecadação de R$ 3,1 bilhão — somando-se ISS e IPTU.
A proposta de dividir a Zona Oeste em duas foi aprovada na Câmara do Rio, a partir da proposta do vereador Dr. Gilberto (Solidariedade). O argumento foi de que reagrupar bairros com necessidades e interesses distintos ajudaria o poder público a definir os investimentos prioritários em cada região.
A nova Zona Sudoeste é composta por Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Barra Olímpica, Anil, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire.
Os outros bairros da Zona Oeste se mantêm sob esta denominação, mas já ganharam o apelido de Zona Oeste Raiz. A Secretaria municipal de Fazenda informou que o valor do IPTU não será alterado, já que é calculado de acordo com a região administrativa do imóvel. Os bairros da novíssima Zona Sudoeste também continuarão pertencendo à Área de Planejamento 4 da cidade.


Ué… separaram a Barra e Jacarepaguá do Z. Oeste , mas não citam que também separaram Praça Seca, Freguesia , Pechincha, Tanque e Taquara , de Jacarepaguá ?
Porque esses nomes são favelas, não bairros…
Acho que o Rio de Janeiro tem outras prioridades a ser cuidadas. Vão cuidar da segurança de Jacarepaguá e regiões que estão dominadas pelo tráfico e milícias, cuidar do tráfico de toda Zona Oeste do Rio, ao invés de ficar inventando mais uma Região 😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡
Kkk, vou ali valorizar onmeu bairro, separa outros….kkk