Uma passageira da Letônia foi presa, na madrugada desta sexta-feira (5), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Ela transportava 10 kg de metanfetamina, avaliados em cerca de R$ 2 milhões.
De acordo com a Receita Federal, a mulher vinha de Cancún, no México, e a droga estava escondida dentro de uma mala, acondicionada em sacos plásticos transparentes. Um narcoteste preliminar confirmou que se tratava de metanfetamina.
A passageira e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal, onde ela responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas. A operação foi conduzida em conjunto pela Alfândega da Receita Federal no Galeão e pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (RJ/ES).
A metanfetamina é uma droga estimulante do sistema nervoso central, pertencente à família das anfetaminas, cujo uso prolongado pode causar ansiedade, alterações de personalidade e outros problemas de saúde. É ilegal e conhecida no Brasil como speed ou cristal, sendo consumida principalmente em festas, baladas e raves, onde também recebe os nomes de ice ou glass.