A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (2), a academia de formação de agentes da Divisão de Elite da Guarda Municipal (GM-Rio) – Força Municipal. O espaço está localizado em Irajá, na Zona Norte, na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A abertura oficial da academia também marcou o ingresso da primeira turma, composta por 282 guardas municipais. A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD), do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da Força Municipal, Brenno Carnevale.

A unidade é equipada com espaços de treinamento prático e teórico, planejada para capacitação e aperfeiçoamento contínuo dos alunos selecionados para o curso de formação, etapa obrigatória para o ingresso na Força Municipal. A estrutura possui 3.600 m², com 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um estande de tiro de última geração.
O prefeito Eduardo Paes destacou a importância do projeto, que terá como função auxiliar a segurança no enfrentamento de delitos urbanos, especialmente roubos e furtos em toda a cidade.
“Eu sempre defendi a criação de uma divisão de elite bem treinada, equipada, bem remunerada e armada para apoiar o papel do Estado na segurança pública, com foco nas áreas com maior incidência de roubos e furtos. O modelo de atuação da Força Municipal foi desenvolvido a partir do acúmulo de experiências da última década, com tudo o que existe de mais avançado”, explicou o prefeito.
O curso terá carga horária de 440 horas e será ministrado por instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da PRF. As disciplinas incluem armamento, munição e tiro; técnicas de abordagem e defesa policial; gerenciamento de crises; e treinamento com câmeras corporais.
Além disso, a Prefeitura do Rio, em parceria com o Instituto Leme, oferecerá módulos complementares. A primeira turma se forma na primeira semana de novembro. O diretor-geral da Força Municipal, Brenno Carnevale, celebrou a nova fase da segurança no município.
“Hoje é um dia muito especial para a cidade do Rio. Inauguramos a academia da Força Municipal e damos início ao curso de formação policial. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal legitimou que as guardas municipais possam desempenhar atividade policial. Vamos capacitar nossos alunos e entregar à população uma equipe bem formada, equipada e remunerada”, disse Carnevale.
A RioLuz realizou a modernização da iluminação da academia, garantindo mais eficiência, segurança e durabilidade à infraestrutura. Foram instalados 25 novos postes e 74 luminárias em LED, além de 2.872 metros de novo cabeamento e 524 metros de dutos de proteção elétrica.
O ministro da Justiça também destacou que a criação da Força Municipal comprova a importância da integração das forças policiais nos níveis municipal, estadual e federal.
“Hoje é um dia muito feliz para a comunidade brasileira. Comprovamos mais uma vez a importância e a eficácia da integração para um combate eficiente à criminalidade comum e organizada. Estamos estabelecendo um novo modelo de formação das guardas municipais, trazendo a expertise da PRF e da Secretaria Nacional de Segurança Pública para o treinamento dos alunos”, afirmou Lewandowski.
16 anos ou seja, 04 (quatro) mandatos do prefeito Eduardo Para, e nenhuma promoção na Guarda Municipal do Rio de Janeiro, compromisso ZERO com a segurança pública municipal.
Não adianta criar uma divisão de elite, pensando que vai esconder o fato de em 16 anos nunca ter promovido os guardas municipais.
Eduardo Paes nunca fez nada pela segurança pública e só ferrou com a instituição ele é uma Piada os guardas odeiam ele !
Cadê o Plano de Cargos e Salários da Guarda ?
Ticket alimentação congelado há 10 anos , num valor mísero de 360,00 e ainda com desconto de 72,00.
Prefeito omisso, sempre odiou a Guarda , agora vai encher a Divisão Armada de contratados, _ num ato inconstitucional, que os Poderes permitiram , inacreditavelmente, passar _ deixando um monte de guardas de fora, uma covardia ! O seu ato
É importante que a população atente para as manobras políticas dele, afinal quer ser governador. É o último dos moicanos, ou seja, daquele grupo do Cabral, e que conseguiu não ser preso.
Brinca muito esse prefeito Pinocchio só pra gringo ver mesmo essa força de araque
Será q o ministro da justiça. Lewandowski q eu tanto admiro, está compactuando , com essa pouca vergonha, injustiças, interna, q foi essa divisão dessa nova força municipal, ou seja criaram um pacote de amigos , interno para encaminhar para seleção, excluindo todos os servidores, da ativa, q um dia , deram suas vidas pela a corporação, e estavam se readaptando. internamente para voltar as ruas, não deram chance a eles de provar q estavam aptos para participarem da seleção, ato totalmente discriminatorio, só pra lembrar q todas as forças de segurança, existe a parte logísticas, q alguns poderiam ser aproveitados , lógicos desde q fossem aptos. paes com tesão por militares, vai encher esse sanduíche com militares da reserva, q não conhecer nada de combate as ruas!
Mais um cabide de emprego pra esses 282 guardas e seu comando , o queridinho dele Carnevalle , os Guardas Municipais verdadeiros, , odeiam ele e sua trupe , bando de fanfarrões , que só lesam os contribuintes….!!!!
Uma força de eleite com salario altíssimo enquanto ate agora quase fim de ano não saiu nenhum aumento ou reajuste salarial para toda a guarda municipal. Uma comédia isso. Boa remuneração seria para toda guarda e nao um grupo da guarda…. só no brasil uns poucos privilegiados. Cadê o reajuste???? Ate agora nada
O problema todo é que os que fazem a diferença dentro da gmrio ficaram de fora,o treinamento é algo diário,o problema todo que a intenção inicial atrapalhou um processo normal,onde o curso de tiro e o psicotécnico seriam a base para se criar uma força armada,o exercício e os exame,são situações corriqueiras dentro de qualquer empresa de segurança,de acordo com cada idade.
Esse efetivo é muito pequeno para uma cidade igual a do rio de janeiro,o rio não é só zona sul,tem a zona norte e oeste também,então,os quase 7 mil gms deveriam passar por esse aperfeiçoamento,esses que até então sofrem com uma estrutura precária,um salário defasado sem a existência de um plano de carreira e o principal,a continuação do treinamento dado a esses gms quando
eles entraram na instituição
Quero vê como que ele fará pra proteger a vida dos outros Guardas que estarão desarmados trabalhando nas ruas e nos órgãos público da Prefeitura.
Será diretamente responsabilizado se esses outros guardas forem baleados sem sequer terem o direito de se defender. Será que 600 ou pouco mais homens desse conseguirão dá proteção à uma população a cerca de mais de 6.000.000 de habitantes?
com os braços amarrados preso por um prefeito ditador , q tem o apoio dos TJ e do MP, q ficam sempre calado não se pronunciam, sobre as mazelas do paes.. reivindicar seu direitos no TJ .processos são indeferidos, fazer denuncia no mp , eles nem olham, um prefeito blindado, só resta aos servidores hj , da sua insatisfação nas urnas, . fora pães