O cantor e compositor baiano Caetano Veloso será homenageado com a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A proposta, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), foi aprovada em discussão única no plenário, nesta quinta-feira (28).
A medida, no entanto, foi rejeitada por deputados do PL. Alexandre Knoploch, Thiago Gagliasso e Douglas Gomes votaram contra a proposta.
O argumento foi apresentado por Gagliasso, que mencionou a polêmica envolvendo o relacionamento de Caetano Veloso com Paula Lavigne, questionando a diferença de idade quando começaram a se relacionar em 1988 — ela tinha 13 anos e ele, 44.
Sobre Caetano Veloso
Considerado um dos maiores nomes da música brasileira, Caetano é pioneiro do movimento Tropicalista, que revolucionou a MPB ao mesclar tradição e vanguarda. Ao longo de sua carreira, lançou mais de 50 discos, com sucessos como “Alegria, Alegria”, “Tropicália”, “O Leãozinho” e “Você é Linda”.
A deputada Dani Balbi destacou a importância de Caetano para a cultura brasileira.
“Sua contribuição vai além da música, incluindo atuações na literatura, no cinema e na defesa de causas sociais e ambientais, o que reforça a relevância do reconhecimento concedido pelo Parlamento fluminense”, argumentou a parlamentar.