O PSDB está com tudo na administração de Eduardo Paes (PSD) — e está prosa. O prefeito convidou a vereadora Talita Galhardo (PSDB), ex-subprefeita de Jacarepaguá, para assumir a Secretaria de Turismo.
Até onde se sabe, Talita ainda não respondeu.
O convite não inclui a Riotur, estatal que cuida do carnaval, do réveillon e dos mega shows — considerada a joia da coroa do setor turístico no município do Rio.
Se Talita aceitar, Paes entregará a segunda pasta municipal nas mãos da turma do PSDB. Ele recriou, no Diário Oficial desta quarta-feira (06), a Secretaria de Administração, extinta há longínquos oito anos, só para abrigar o neotucano Marcelo Queiroz.
Talita era uma das principais colaboradoras de Paes, até ser alvo de uma grosseria pública do prefeito em abril de 2023, e pedir demissão do cargo. Meses depois, ele pediu desculpas. E a moça acabou participando de eventos da campanha à reeleição do prefeito.
Os quase tucanos
O deputado federal Otoni de Paula (MDB), que anda em conversas com o PSDB, já tem uma secretaria para chamar de sua, a de Cidadania e Família, comandada por Otoni de Paula Filho. Só falta agora o deputado federal Luciano Vieira — mais um a negociar assento no ninho — também conseguir uma pasta. Bem que Luciano quer uma secretaria para a sua irmã, a vereadora Helena Vieira.
Como bem observou uma péssima língua da política, daqui a pouco, o PSDB terá mais secretarias que filiados. E olha que o partido é considerado agonizante, tanto no cenário fluminense quanto no nacional.
Saída de Talita para o governo beneficia o Cidadania
A conta de Paes incluiria, ainda, o Cidadania.
Ao ver que o prefeito havia dado uma pasta ao PSDB de Aécio Neves, enquanto o Cidadania tinha ficado só com alguns cargos em escalões inferiores, o presidente nacional do partido — e aliado de longa data de Paes —, Comte Bittencourt, protestou.
Para agradar o homem, o jeito seria puxar Talita para a prefeitura, e, assim, abrir espaço para Vinicius Cordeiro assumir o mandato na Câmara.
Cordeiro é o primeiro suplente da extinta federação PSDB-Cidadania.
Eduardo Paes, faz da Prefeitura do Rio de Janeiro, um balcão de negócios, são esquemas e esquemas com um únicos pensamento em ganhar a eleição para o Governo do Estado em 2026, enquanto isso não tem reajuste para os servidores, o ticket alimentação congelado há 14 anos, sem promoção da Guarda Municipal, sem planos de cargos e salários na saúde, enfim, esse é o riuo de Janeiro dos poderosos.
Enquanto isso o reajuste dos salários dos servidores municipais continua parado. Estamos sem reajuste desde abril de 2024. Lamentável.
Nunca foi pelo e para o povo, os políticos só querem poder e dinheiro. Foda-se o Rio de Janeiro
Mais uma jogada de outras muitas que ainda viram, mas jogada para cumprir a lei e dar o reajuste aos servidores nada acontece, e por quê?