O presidente da Agência Reguladora de Transportes (Agetransp), Adolfo Konder, nao pode ouvir um paticumbum que já fica todo animado: não perdeu um dia de folia na Sapucaí.
E desfilou, como ritmista, em três escolas de samba. A Estácio de Sá, a Porto da Pedra e a Unidos da Tijuca. Na Estácio, inclusive, ele é um dos compositores que assinam o samba com o enredo “Chão de devoção: orgulho ancestral”, que faz reverência às mulheres negras e à sabedoria transmitida por elas através da história, arte e fé.
Detalhe — ganhou o Estandarte de Ouro como melhor samba da Série Ouro neste carnaval.
Mas nem tudo foi folia. Konder lançou uma campanha de esclarecimento sobre a Agetransp. Até porque quase ninguém conhece ou entende quais as atribuições da agência reguladora. Uma equipe da Ouvidoria percorreu os setores da Marquês de Sapucaí distribuindo material informativo: mapa que indicava como acessar as estações mais próximas do metrô e da Supervia, dias e horários de funcionamento das concessionárias durante todo o carnaval, letras dos sambas a serem acessados via QR code, além de esclarecimentos sobre o papel da Agetransp como instituição e os transportes que regula — Metrô, Supervia, Barcas, mais as rodovias RJ 104 e RJ 116.